Princípios
básicos da gaita
Postura
para segurar uma gaita
Iremos
abordar a postura para segurar uma gaita. Preste atenção nesses detalhes
abaixo:
Com firmeza, segure-a entre os de dos indicador e polegar da mão esquerda.
Agora
sua mão direita será posicionada sob a Gaita em forma de concha, envolvendo-a.
O conjunto mão esquerda - direita deverá envolver completamente a Gaita,
formando assim uma concha acústica.
Para isso, é importante que se consiga uma
vedação razoável.
As
gaitas diatônicas são disponíveis em 12 tons, você pode tocar qualquer musica
em qualquer tom, mas se você for acompanhar uma banda ou um playback, você tem
que tocar no tom que a musica está sendo tocada,
OS TONS
DA GAITA DIATONICA
A letra
S indica as notas sopradas da gaita
A letra
A indica as notas aspiradas da gaita
GRAFICO
GAITA DO S/A
GRAFICO
GAITA RE S/A
GRAFICO
GAITA MI S/A
GRAFICO
GAITA FA S/A
GRAFICO
GAITA SOL S/A
GRAFICO
GAITA LA S/A
GRAFICO
GAITA SI S/A
GRAFICO
GAITA FA# S/A
GRAFICO
GAITA Sib S/A
GRAFICO
GAITA Reb S/A
GRAFICO
GAITA Lab S/A
GRAFICO
GAITA Mib S/A
Gostaria
de poder esclarecer algumas dúvidas para quem quer começar a tocar gaita
harmônica diatônica, ou simplesmente falando a gaitinha de boca .
A
harmônica diatônica (aquela de 10 furos) é um dos instrumentos mais úteis em
aprender, porque ela é o tipo de gaita mais fácil de aprender. Muitas pessoas
hoje em dia gostariam de tocar harmónica diatônica pela sua
facilidade de uso, por ser um instrumento musical muito prático para
acampamentos, viagens, roda de amigos, churrascadas, festas em geral, tocar
sozinho em casa, e claro, tocar em sua banda! Aqui neste artigo sobre ‘Como
Tocar Gaita Harmônica Diatônica‘ não pretendemos fazer ‘o guia definitivo’,
mas sim mostrar elementos relevantes para você estar apto a tocar uma gaita
diatônica, ou também chamada de gaita de blues.
Cuidando
de sua Gaita
Primeiro,
não trate sua gaita de boca como um brinquedo. Isso é um
instrumento musical e vai oferecer-lhe muitas horas de prazer, e alegria se
cuidar bem dele.
1. NÃO
SOPRE COM FORÇA EXCESSIVA. Com o tempo isso pode prejudicar ou mesmo modificar
o formato original das palhetas de dentro da gaita e modificando assim a sua
sonoridade. Na maioria das vezes isso não tem conserto, ou não vale a pena
consertar.
2. Deixe-a
sempre limpa. Mantenha a sua gaita sempre dentro de um estojo quando for
carregar ela no bolso para que ela não se encha de poeira ou fiapos por dentro.
3. Seja
higiênico. Ao tocar gaita, tente não salivar muito nela. Depois de tocar uma
música, bata suavemente de lado com os furos contra a sua palma da mão.
Achando
as notas
Os furos
da gaita são numerados de um a dez. Na primeira vez, tentar soprar em apenas um
único furo parece ser impossível, mas com o tempo você perceberá que isso é
perfeitamente possível.
Nos 10 furos
da harmônica diatônica tem 20 notas diferentes, o ato de soprar e aspirar
reproduz notas diferentes. Na verdade, existem apenas 19 notas diferentes,
porque duas notas são as mesmas: você as consegue ao soprar no furo 2 e ao
aspirar no furo 3.
Afinações
e escalas
Muitos
iniciantes ficam confusos e intimidados nesta questão das escalas e notas, e
não é de se estranhar a quantidade de dúvidas. Então vamos ver as notas de uma
gaita diatônica e o seus raciocínio por trás de seu layout.
As
gaitas vêm afinadas de diferentes tonalidades, como você já viu, isso significa
que dependendo de sua afinação, as suas notas mudam de posição. Como este é um
artigo voltado para os iniciantes, nós focaremos apenas na tonalidade de Dó
(C), pois é a mais comum e a mais indicada para os iniciantes justamente pela
disposição das notas. As notas em uma harmônica em C serão mostradas logo
abaixo:
Escala
maior
Uma
gaita com afinação em Dó( C) apresenta apenas uma escala completa, a escala
maior em C. Vamos dar uma olhada nela. Observe os furos de 4 a 7. As notas
desses furos são C, D, E, F, G, A, B, C, que formam uma escala maior em Dó.
Nada
surpreendente, no entanto, olha para as notas nos furos de 1 a 4, veja como são
diferentes. A sequência das notas fica com C, D, E, G, G, B, D, C. Um tanto
confuso porque ao contrário das notas de 4 a 7, estas notas mais baixas não
fazem parte da escala maior. Mas se você observar as notas produzidas com o
sopro, que são C, E, G e C, você pode notar que estas notas fazem o acorde
maior em C. É por isso que tocar essas notas ao mesmo tempo faz parecer essas
notas “concordarem” uma com as outras.
Agora
voltando para os furos 4 a 7. Note que ao soprar estes furos obtemos as notas
C, E, G e C, que também formam outro acorde maior em C. Da mesma forma, as
notas de sopro dos furos de 7 a 10 são também C, E, G e C. Mais um acorde em
Dó. Assim, todas as notas de sopro de uma gaita diatônica em C do
acorde em C. Isso não é um acidente, e esta é a razão pela qual as notas de
sopro de uma gaita estão dispostas dessa maneira.
Da mesma
forma, se você as aspirar as notas dos furos de 1 a 4 você obtêm as notas D, G,
B e D. Estas notas vêm do acorde de Sol (G), e é um acorde muito importante
quando se está tocando na tonalidade de Dó. Sopre e aspire repetidamente os
furos de 1 a 4. Você consegue notar como esses dois acordes parecem
corresponder bem um ao outro?
Este
sistema de afinação também é conhecido como sistema de afinação Richter.
Notas
que estão faltando
Neste
processo de organizar a gaita para formar os acordes significa que algumas
notas são “perdidas”, particularmente nos furos inferiores. No entanto, uma
técnica comum de gaita chamada de “bending” permite que estas notas que
estão faltando sejam tocadas.
Basicamente
o bend ou bending consiste de você mudar a
posição de língua, formato de boca e aplicar diferentes pressões ao respirar, e
isso é um grande desafio ao tocar harmônica diatônica.
O que o bend
faz é diminuir a altura das notas. Nas gaitas harmônicas
diatônicas de tonalidade em Dó o bend é majoritariamente
feito ao aspirar os furos 1,2,3,4 e 6, e ao soprar os furos 8,9 e 10. O
diagrama abaixo mostra as notas normalmente obtidas através do bend em
uma gaita em C.
As notas
normais ao soprar e aspirar estão em negrito. Dá para notar também algumas
notas extras como por exemplo do furo 1 ao aspirar com bend, esses
acidentes são complicados de pegar para quem está começando, e serão vistos nas
lições posteriores.
Como
memorizar as notas
Levando-se
em conta a grande variedade de tonalidade que uma gaita possa vir, e que cada
tonalidade apresenta diferentes notas em diferentes posições, é natural um
iniciante querer descobrir alguma técnica para memorizá-las. Mas eu tenho uma
boa notícia, não é necessário memorizar essas notas, você não precisa ter
memória de elefante para se dar bem nisso.
Em vez
disso, a maioria dos tocadores de gaita baseiam-se por “graus da
escala”.(números) Que é uma maneira de facilitar a procura por essas notas.
Tudo é uma questão de prática e com o tempo você perceberá que não há
necessidade de conhecer cada nota ao tocar harmônica diatônica.
EFEITOS e técnicas especiais
A gaita responde admiravelmente aos movimentos e contrações os
mais mínimos da nossa boca e do nosso trato vocal, dos lábios até o início da
garganta. Cada pequena variação pode criar um novo efeito sonoro diferente que
podem ser tirados de uma gaita. Aqui vão os mais importantes:
Bend: é a
distorção de uma nota, para fazer esse efeito, como outros efeitos, você tem
que imaginar que a gaita pode falar,pegue o orifício 4 por exemplo e aspire
come se estivesse pronunciando a palavra tiui, perceba que a sua língua se
movimenta um pouco isso é que fara com que a nota se distorça fazendo assim o
efeito bend, dessa maneira você pode fazer aspirando ou soprando.
Tongue blocking (ou vamping) :
Usando esta técnica, acordes rítmicos e melodia podem ser tocados
ao mesmo tempo. Normalmente é tocado um acorde contendo a nota da melodia, e
então as notas do acorde são bloqueadas com a língua. Efeitos similares podem
ser conseguidos abrindo e fechando a embocadura ou deslizando a gaita de uma
nota isolada para um acorde.
Então
sopre dois orifícios ao mesmo tempo, e bata a língua em apenas um orifício,
este é o tongue blocking.
Surdina e Vibrato (wah-wah)
A surdina é
o abafamento, de alguma forma, da produção de som de um instrumento musical.
O vibrato é uma pequena variação regular de altura (grave e
agudo), possível em quase todos os instrumentos musicais. Na gaita, a surdina é
conseguida envolvendo a gaita com as mãos em forma de cúpula, do forma que a
saída do ar fique abafada. Com isso, o ar funciona como um “abafador”,
impedindo a vibração normal das palhetas. As notas saem então um pouco mais
graves, uma coisa mínima, e por isso é difícil perceber diferenças no som;
assim, o vibrato só pode ser percebido com a alternância entre o som fechado
(com surdina) e o som aberto (sem surdina). Então no vibrato é importante a
velocidade da abertura e fechamento da cúpula formada pelas mãos..
vibrato de garganta: Há um outro tipo de
vibrato, muito mais difícil de se realizar, que é chamado de vibrato de
garganta (ou gutural); sua produção e realizada numa variação da técnica de
bend , variando levemente a altura das notas diretamente na garganta,pra fazer
esse efeito você faz como se estivesse imitando uma ovelha, a ovelha faz
BÉ,É,É,É,É, você faz como se estivesse falando U,É,É,É,É,É, percebe que no
formato que a boca faz a letra U a boca é mais fechada e quando faz az
repetições das letras É,É,É,É,É, a garganta vibra daí o chamado vibrato de
garganta.
Articulação:
A língua pode ser usada para iniciar ou atacar notas
diferentemente, as quais mudam o colorido das notas e adicionam um variedade de
som à gaita. Essas articulações podem ser associadas com várias sílabas
faladas, como dizendo "ta" ou "ka" ou "da" ou
"ha" ou "ga" ou “rra” uaua, prrrr, etc. Articulações também
podem ser feitas pele suave deslizar do lábio superior para fora da gaita e
recolocando-o em um tipo de beijo da moda gaita. Articulações são mais fáceis
utilizando a embocadura de bico, mas pode ser feitas também usando o bloqueio
de língua.
A articulação é um ótimo exemplo de como a gaita responde a
qualquer movimento da boca em toda sua extensão. É possível por exemplo o
experimento de se tocar uma melodia com letra falando (na gaita) a
letra ao mesmo tempo, tentando aproximar ao máximo o som da
articulação na gaita com o som da articulação normal do idioma.
Trinados ou shakes
Um balanço (shake) é o rápido alternância entre dois furos
adjacentes. Os balanços são similar aos trinados, mas os intervalos maiores que
1/2 tom. Balanços são normalmente feitos balançando a cabeça de um lado para
outro, mas também pode ser feito movendo a gaita, ou combinando os dois
movimentos.
Glissar
È quando escorregamos a gaita de um orifício ao outro mais
distante, geralmente fazemos esse efeito no inicio da música ou no inicio da
frase. Além de ser um efeito legal, fazendo esse efeito fica mais fácil para
achar a nota a ser tocada, basta colocar o ouvido em ação.
Como ler tablatura Tablatura:
Os números(123456789 10 )são os orifícios a ser soprados ou
aspirados
Se houver um sinal de( –) antes do numero isso significa que deve
ser aspirado o numero.
Se não houver sinal antes do numero significa que o numero deve
ser soprado (alguns colocam o sinal de +)
Se houver uma aspa(’) depois do numero significa que deve ser
feito um bend
Se houver este sinal(>) depois do numero significa que deve-se
fazer o efeito (wawa)
Se houver pontinhos(..........)significa que devemos glissar ou
escorregar a gaita
Se a houver o sinal de (~) significa que deve-se fazer o vibrato
(movimento rápido com a mão direita em forma de concha atrás da gaita)
Se a houver parênteses (5 6) ou(-4-5) por exemplo, significa que deve-se fazer o "shake" escorregar agumas vezes de uma nota para outra
(Preparei este método pegando fragmentos na internet e alguns toques pessoais, espero ter ajudado). Deus abençoe a todos
(Preparei este método pegando fragmentos na internet e alguns toques pessoais, espero ter ajudado). Deus abençoe a todos
Muito boas as dicas.
ResponderExcluirDeus abençoe.
Vlw pelas dicas
ResponderExcluirMassa essas dicas,vlw
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmém! Deus te abençoe também!!!
ResponderExcluirBal boa tarde! Tira o som de terra seca pra gente aí, fica com Deus!
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